terça-feira, 21 de setembro de 2010

Modismo: Personalidade ou Insanidade?

Caro leitor, você que para estar transitando em meio à este tipo de endereços na web deve estar no auge de sua juventude, gostaria que me respondesse a uma simples questão baseada em um costume comum do seu dia-a-dia: Você usa roupas da moda?
        Obviamente para nenhuma surpresa geral da nação, sua resposta teve quase que total probabilidade de ter sido SIM, e isto me leva a querer aprofundar um pouco no assunto, porém desta vez lhe perguntando unicamente Porque?
         Vou lhe dar uma definição simples e rápida do significado da palavra MODA, para lhe fazer pensar bem antes de responder para si mesmo esta questão. Moda é pura e simplesmente a propagação de um vírus não-biológico que afeta a sanidade da população fazendo pessoas que se dizem seres de personalidade exporem-se ao ridículo e gastarem seu dinheiro cooperando para transformar a face da Terra em um verdadeiro circo! Os estilistas não pensam em criar algo bonito, pensam em criar algo diferente! Mas não por querer dar uma cara nova ao visual das pessoas, mas por uma genial jogada de marketing onde enfiam na cabeça do indivíduo que todos tem que "andar na moda", e o faz comprar novamente o que é diferente tornando-o mais uma vez igual a todos os demais, sendo que a unica diferença em todo este processo doentio será a quantia na conta bancária do estilista, das modelos e das marcas que disponibilizam estes produtos.
        É triste ver a realidade não é? Infelizmente sim meu amigo, porém a verdadeira realidade ainda vai começar a vir à tona, pois vou lhe mostrar agora a minha idéia sobre o porque das pessoas gastarem rios de dinheiro para fazerem propaganda de uma marca diariamente em seus corpos e sem obter lucro algum com isso, além de poder resumir isso separando estas pessoas em 3 simples grupos distintos:
1º Grupo: "Lugar ao Sol" - É formado por aqueles que não valorizam absolutamente nada em si mesmos, se acham o resto dos restos de tudo o que forma a humanidade e com isso tem a absurda idéia de que se vestirem algo "legal" serão melhor aceitos em meio à sociedade onde vivem, pois através de roupas caras acreditam que terão algum valor. Lixo.
2º Grupo: "Renda de Vadia" - Formado por seres acéfalos que andam infestados de parafernálias de valor por todo o corpo juntamente com nomes de grandes empresas que aparecem até em suas cuecas. São aqueles caras que dizem que vivem para as mulheres, que fazem de tudo para aparecer, sobressair e se destacar seja positiva ou negativamente, buscando de forma incansável superar a solidão, falta de realização pessoal e os traumas de infância que os antecederam até ali. Lixo.
E o 3º e último grupo: "Todo Mundo Usa" - Esses siiiiiiim, Esses são clássicos! Todo mundo conhece algum jumento, carneiro do capeta que é capaz de dizer que gastou uma fortuna em uma peça de roupa FEIA ainda por cima, mesmo deixando de ajudar dentro de casa, morando de aluguel no pior muquifo possível e ainda só porque TODO MUNDO USA!! Lixo.
        O que diabos leva um infeliz a dizer que gasta um dinheiro que ele não tem, pra andar do jeito que todo mundo anda? Cadê a personalidade? Cadê a vontade de ser único, de não ser só mais um em meio a um enorme gado que chamamos de sociedade? Não existe camarada! Não existe nada disso mais, na cabeça de um indivíduo desses, o que importa é estar dentro do padrão imposto pelo mundo, ou seja, ser manipulado sorrindo, enriquecer cada vez mais empresas que ganham o dinheiro do teu salário do ano em uma hora e ainda estar contente com isso, ter a coragem de contar vantagens por ter a roupa esquisitas da marca tal.
        Agora eu lhe digo como um conselho de amigo, se você faz parte de um desses grupos que citei à cima MUDE, porque nunca é tarde para buscar ser diferente, superior! Nunca é tarde para querer crescer e correr atrás de uma vida melhor, uma cabeça melhor, uma postura melhor e eu ainda me atrevo a ir mais fundo para te dizer que a chave para tudo isso é, quer você aceite ou não, CULTURA.
        Imagine você um dia indo visitar a casa do dono de uma marca de roupas super famosa, daí você olha em volta e vê um lugar maravilhoso, repleto de tesouros, riquezas, tudo o que você ainda nem se quer foi capaz de ter sonhado na vida. E aí você olha o guarda roupa do mesmo esperando encontrar um infinidade de grifes e demais futilidades onde para sua surpresa você da de cara com meia dúzia de peças de boa qualidade e demais roupas completamente simples, sendo o oposto do que você esperava ver.
        Com isso o mesmo homem vai na sua casa um dia desses pois você sabe deus porque o convidou para tomar um chá, e ele olha em volta e vê a parede descascando, uma infinidade de contas em cima da mesa de centro da sala ao lado de um lápis, um bloco de papel e uma calculadora barata, além de tudo mais em estado deploravelmente crítico. E aí eu te pergunto, quem ganhou mais, você fazendo propaganda da marca do cara, ou o multimilionário desfrutando do seu dinheiro em uma mansão maravilhosa no lugar o qual você sempre sonhou viver?
        Como já sei sua resposta, deixo à você a tarefa de pensar se vale realmente a pena continuar a viver desta maneira, ou se é preferível tornar-se realmente alguém que se destaque e seja valorizado na sociedade pelo que é e não somente pelo que veste.
Um abraço à todos e espero que tenham gostado ;D

~ Gabriell Domingues

Um comentário:

  1. Vestir uma coisa que está na moda nem sempre significa vestir uma coisa que nos agrade. Eu, no entanto, prefiro me sentir bem ;)

    ResponderExcluir